Newsletter Facebook

Publicado em:
24
11/2017

Brincar promove diversos benefícios para o desenvolvimento infantil

As brincadeiras exercitam e melhoram a capacidade emocional, intelectual, motora e social das crianças.

Brincar, além de ser superdivertido e fazer parte da vida de qualquer criança, é fundamental para o seu processo de aprendizagem. Psicólogos e pedagogos destacam todos os benefícios promovidos pelas brincadeiras, jogos e brinquedos, como aqueles com pecinhas de encaixar ou ao participar de um jogo, cuidar de uma boneca e levar o carro para o posto de gasolina.

1. As brincadeiras exercitam e melhoram a capacidade emocional, intelectual, motora e social das crianças.

2. O universo lúdico da brincadeira permite experimentar novos sentimentos, reproduzindo situações vividas em seu cotidiano, fazendo um treino para a vida adulta.

3. A criança, ao brincar, desenvolve o corpo e o intelecto, e coloca o conteúdo escolar em prática de forma natural.

4. Os brinquedos na infância funcionam como uma ferramenta que potencializa o desenvolvimento infantil.

5. De acordo com a terapeuta ocupacional Teresa Ruas, com pecinhas de encaixar, um bebê descobre que é capaz de empilhar objetos. Ao participar de um jogo, cuidar de uma boneca ou levar o carro ao postinho de gasolina, a criança se torna protagonista daquilo que a espera na vida madura.

6. Os brinquedos, jogos e as brincadeiras são fontes inesgotáveis de interação lúdica e afetiva. Os brinquedos e jogos são excelentes recursos para facilitar e ajudar na aprendizagem de maneira natural.

7. Segundo Psicopedagogos, quando a criança brinca com jogos ela aprende a respeitar regras, ampliar o seu relacionamento social, respeitar a si mesma e ao próximo. Por meio de brinquedos lúdicos a criança se expressa com maior facilidade, ouve, respeita, discorda de opiniões, exerce sua liderança, aprende a ser liderada e compartilha sua alegria de brincar.

Fonte: Primeira Página, com Estadão