Newsletter Facebook

Publicado em:
12
1/2018

No carro, lugar de criança é no banco de trás e no assento especial

Cadeirinhas e boosters são obrigatórios e garantem a segurança dos pequenos durante os passeios e viagens

As gerações mais antigas talvez se lembrem de como, durante a infância, era bem comum transportar crianças soltas no carro, sem cinto de segurança, e às vezes até mesmo fazendo a maior bagunça dentro do porta-malas. Pois desde 2010 uma lei entrou em vigor no Brasil para garantir a proteção dos pequenos, desde quando são recém-nascidos até os 10 anos de idade.

A Lei da Cadeirinha sem dúvida já ajudou a evitar milhares de consequências graves em acidentes de carro, e, desde sua implantação, encontrou bastante aceitação por parte dos motoristas. No entanto, ainda é comum que os pais tenham dúvidas acerca de qual o assento correto para cada idade dos filhos.

Confira agora um guia para seguir à risca a lei, e garantir à criançada todo o conforto e segurança de que eles precisam.

Crianças de até 1 ano
Desde quando saem da maternidade, os bebês precisam ser transportados, dentro do carro, em um bebê-conforto – jamais carregue um neném no colo, pois, em caso de acidente, ele estará completamente vulnerável. A posição correta do bebê-conforto é no banco de trás, virado para o vidro traseiro, ou seja, de costas para o motorista. Isso garante que, se houver qualquer tipo de impacto, o pescoço frágil dos pequenos estará protegido de movimentos bruscos.

Crianças de 1 a 4 anos
Quando completam um ano, e atingem cerca de 9kg, as crianças já podem trocar de assento: chegou a hora da famosa cadeirinha! Agora virada para a frente do veículo, ela servirá à garotada até os 18kg, o que acontece, em média, quando eles completam quatro anos de idade. Existem vários modelos disponíveis no mercado, com os mais variados preços e níveis de conforto para os pequenos.

Crianças de 4 a 7 anos e meio
A partir dos 18kg, é necessário utilizar um assento de elevação no banco traseiro, para o transporte das crianças. Também chamado de booster, este tipo de banco deve sempre ser usado com o cinto de segurança de três pontos. Este será o companheiro de passeios e viagens dos seus filhos até que eles tenham 36kg.

Crianças de 7 anos e meio a 10 anos
Até que completem 10 anos de idade, lugar de criança dentro do carro é sempre no banco de trás. A partir dos sete anos eles já não precisam utilizar qualquer tipo de assento especial, de acordo com a lei. No entanto, especialistas recomendam que, até que eles atinjam 1,45m de altura, o ideal é ter algum tipo de elevação que garanta o total e perfeito funcionamento do cinto de segurança, sem que sua função cause qualquer tipo de desconforto ou ferimento na garotada.

Fonte: Primeira PáginaCadeirinha, Legislação, Criança, Bebê, Recém-nascido, Maternidade, Filhos, Infância, Segurança