Newsletter Facebook

Publicado em:
12
1/2018

Brincar com quebra-cabeças traz benefícios às crianças

Estímulo ao raciocínio oferecido pelo passatempo é muito similar àquele necessário para resolver equações matemáticas

Um dos passatempos mais antigos do mundo dos brinquedos, os quebra-cabeças têm uma legião de fãs fieis entre os adultos, e vêm, cada vez mais, conquistando os pais de crianças pequenas. Isso porque, além de entretenimento, eles também oferecem diversas oportunidades de aprendizado, promovendo o que os especialistas chamam de “ginástica cerebral”.

Defronte às dezenas, centenas – às vezes até mesmo milhares – de peças, as crianças precisam aprender a fazer escolhas, avaliações e testar opções a fim de formar a figura final, o que se aproxima muito do raciocínio matemático.
De acordo com a Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABBRI), vivemos em uma época em que imperam os celulares e tablets, e, por isso, os pequenos se veem forçados a responder a tudo cada vez mais rápido desde muito cedo.

O quebra-cabeças vem exatamente na contramão deste movimento, já que propõe às crianças a partir de dois anos que contemplem e analisem os detalhes para, só então, tomar suas decisões. Além disso, o brinquedo estimula a autonomia de meninos e meninas, bem como ensina a concentração àqueles mais agitados, e o reforço da análise à garotada naturalmente observadora.

Fonte: Primeira Página, com informações do Portal UOL